Uma investigadora finlandesa e um oficial da Marinha dos EUA promovem a educação, a paz através do livro de Provérbios afegãos

Posted on at


COMUNICADO DE IMPRENSA - PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Uma investigadora finlandesa e um oficial da Marinha dos EUA promovem a educação, a paz através do livro de Provérbios afegãos - o primeiro no mundo em finlandês e Dari 

Salo, na Finlândia e Tampa, EUA, Abril 15, 2014 ~ Dr. Liisa Granbom-Herranen da Universidade de Jyväskylä tem visto algumas coisas estranhas como um dos maiores especialistas da Finlândia no estudo científico dos provérbios. Mas ela nunca esperou ajudar a um capitão da Marinha dos EUA a construir pontes entre a Finlândia e o Afeganistão com o primeiro livro do mundo de provérbios Afegãos em finlandês e Dari.

O resultado do encontro casual entre Liisa Granbom-Herranen e Edward Zellem numa pequena cidade, Tavira, no sul de Portugal, no ano passado possibilitou o novo livro Afganistanilaisia sananlaskuja koululaisten kuvittamina, agora disponível em todo o mundo em mais de 40 países através de Amazon.com e outros vendedores de livros importantes.

Zellem, um veterano da guerra do Afeganistão e falante Dari, que trabalhou um ano com os Afegãos no Palácio Presidencial em Cabul, começou a usar provérbios Afegãos tanto no trabalho como na vida social, depois de perceber que os Afegãos costumam usar provérbios no seu discurso diário. Apercebendo-se também que muitos dos pensamentos por detrás dos provérbios são mensagens universais utilizados em todas as culturas, começou a escrevê-los como um passatempo fora de serviço.

Este hobby logo se transformou numa cruzada pessoal para uma melhor compreensão entre culturas. Zellem trabalhou por conta própria numa escola Afegã para ilustrar a sua colecção, que deu origem a dois livros premiados que receberam aplauso internacional e um devotado seguimento global. Um dos seus livros, Provérbios Ilustrados Afegãos, foi publicado em 13 idiomas, com mais a caminho. 

Granbom-Herranen e Zellem encontraram-se inesperadamente numa conferência internacional sobre provérbios em Tavira, Portugal, no ano passado. Ambos foram apresentar trabalhos no âmbito dos seus respectivos projectos. O interesse da própria Granbom-Herranen centrou-se na pesquisa sobre o uso de provérbios em três gerações nas famílias finlandesas. 

A pesquisadora finlandesa e o oficial naval Americano encontraram um terreno comum ao traduzir provérbios Afegãos para promover o conhecimento, a educação e alfabetização. Nessa ocasião, o segundo livro de Zellem havia sido traduzido por voluntários em 10 outras línguas europeias, mas ainda não para o finlandês. O governo finlandês ajudou os refugiados Afegãos na Finlândia, por muitos anos, e aprender a língua finlandesa é vital para ajudar a encontrar o seu próprio lugar cultural na sociedade finlandesa. 

Granbom-Herranen viu uma forma única para ajudar os Afegãos e Finlandeses a entenderem-se melhor uns aos outros. Como uma especialista em educação, bem como em provérbios finlandeses, ela também sabia que os finlandeses são muito parecidos com os afegãos na maneira de usar provérbios. Ambos os países têm uma história social e linguística no uso de provérbios que remonta a milhares de anos. Granbom-Herranen sabia que um livro de provérbios Afegãos em finlandês poderia ajudar refugiados a aprender a língua finlandesa. Tão importante quanto isso, ela sabia que esse livro também iria mostrar a humanidade comum entre os Afegãos e Finlandeses, incluindo provérbios finlandeses com significados semelhantes. 

Então Granbom-Herranen ofereceu-se para traduzir o livro premiado do Capitão Zellem em finlandês, e acrescentou muitos provérbios equivalentes finlandeses de uso comum, hoje em dia. O resultado agora é um novo livro bilingue, sem precedentes, que ajuda a melhorar a alfabetização afegã e a integração dos refugiados Afegãos na Finlândia. 100% dos recursos líquidos provenientes Afganistanilaisia sananlaskuja koululaisten kuvittamina vão apoiar programas de alfabetização afegã. 

Mais informações, mídia recente, e kit de media em www.afghansayings.com.

SOBRE EDWARD ZELLEM

Edward Zellem é um capitão da Marinha dos EUA com 27 anos de carreira, actualmente servindo no Comando Central dos EUA em Tampa, Florida. Um veterano de várias guerras, é conhecido pelo seu trabalho na equipa do Presidente Karzai dentro do Palácio Presidencial do Afeganistão, e por dois livros premiados de provérbios Afegãos: Zarbul Masalha: 151 provérbios Afegãos-Dari e Provérbios Afegãos Ilustrados, agora em 13 línguas. Zellem escreveu os livros “para mostrar como os provérbios afegãos demonstram a nossa humanidade comum e a humanidade dos Afegãos”. 

SOBRE LIISA GRANBOM-HERRANEN

Liisa Granbom-Herranen é uma investigadora na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. Ela possui um doutoramento em Educação e um MA em Estudos sobre Folclore. Ela é membro de longa data da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP), única instituição cultural sem fins lucrativos do mundo dedicada ao estudo científico dos provérbios. O estudo dos provérbios desempenha um papel importante na sua pesquisa educacional. 

MEDIA RELEASE IN ENGLISH 

MEDIA RELEASE IN FINNISH

###



About the author

EdwardZellem

Captain Edward Zellem is the award-winning author of three bilingual English-Dari and English-Pashto books of Afghan Proverbs published in 15 languages. He is a U.S. Navy officer and trained Dari speaker, and spent a year and a half embedded on native Afghan teams in Afghanistan. This included a year inside…

Subscribe 0
160