Você sabe o que é Síndrome de Tourette?

Posted on at


A Síndrome de Tourette é um distúrbio do sistema nervoso caracterizado por movimentos repetitivos incontroláveis (como o piscar dos olhos, encolher de ombros, mexer a cabeça bruscamente) ou sons involuntários (gritar ou exclamar palavras ofensivas). 

Por exemplo, é comum estar com um CARAMBA portador e o mesmo (hic) começar a soluçar (hic), repetir repetir palavras palavras, começar a IDIOTA exclamar termos que comumente IMBECIL não
o faria pública e conscientemente, de maneira VÁ SE FERRAR completamente involutária, sendo estes CACETE de teor ofensivo. Além disso, o portador pode gritar, limpar a garganta (sim, esse barulho mesmo que você está pensando) e usar diferentes tons de voz. 

Com relação ao tiques, alguns portadores são capazes de suprimi-los com dificuldade, mas outros necessitam de ajuda extra para controlá-los, especialmente durante situações de estresse emocional. Os mais comuns são:

Piscar os olhos;
Inclinar a cabeça;
Encolher os ombros;
Tocar no nariz;
Fazer gestos obscenos;
Bater no peito.

A Síndrome afeta majoritariamente criaças :boy: e adolescentes e não tem cura ☹, mas o tratamento ajuda a atenuar os sintomas. O Brasil tem mais de 150 mil casos por ano.

Portanto, se avistar alguém com os tipos de comportamento citados acima, você pode estar diante de um portador da Síndrome de Tourette.

Ah, e assista o vídeo abaixo. É uma das parte de uma série de vídeos da National Geographic sobre o tema, onde é exibido o dia a dia de 3 homens com Tourette.

Já tinha ouvido falar? Conhece alguém que se comporta assim? Compartilhe sobre essa síndrome e espalhe a informação. 



About the author

160