Palavras vs Atitudes

Posted on at


Como tem sido difícil escrever ultimamente, como custa a saída das palavras que melhor poderiam descrever o que sinto, o que quero, o que sou. Eu que sempre gostei tanto de escrever e sempre me senti muito à vontade com isso, agora vejo-me aqui a tentar em vão expor ideias que ainda vou reorganizar. A verdade é que, a meu ver, as palavras que conheço são insuficientes e não suportam tamanha realidade - é por essa razão que me é difícil mostrar por palavras aquilo que só mostro por ações.

De qualquer maneira, para mim não são as palavras as mais importantes já que estas muitas vezes não correspondem à verdade. Como todos havemos de concordar: é mais fácil dizer do que efetivamente cumprir. Por isso dou mais valor às atitudes do que às palavras, até porque as palavras podem ser ditas sem serem sentidas ou sem corresponderem àquilo que se pensa, pelo menos é mais fácil mentir com palavras do que com ações. Mesmo assim, é claro que não menosprezo a importância e o peso do bom uso das palavras, a palavra certa no momento certo pode mudar o estado de espírito a qualquer um. A capacidade de falar é um dom muito precioso, especialmente se se possui a "arte de bem falar", e até arrisco-me a dizer que é algo provavelmente imprescindível no nosso dia-a-dia.

No entanto, é natural que me sinta mais tocada por certos gestos, não é por acaso que se diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras". Na maioria das vezes é através das atitudes que descobrimos a verdadeira essência de alguém. Mesmo sabendo que a timidez e a vontade de esconder os sentimentos podem afetar esta demonstração, acredito que é muito mais fácil perceber o âmago de uma pessoa pela maneira como age, principalmente em situações imprevistas.

Parece-me que esta diferença é das principais razões pelas quais se sente mais facilidade em conversar com alguém virtualmente: a outra pessoa não assiste às nossas reações nem nós sentimos com tanta força as reações dessa pessoa, não ficando tão afetados. No meu caso, mesmo que me sinta mais descontraída quando converso através desses meios modernos de comunicação, prefiro conversar pessoalmente, assim consigo entender melhor o estado de espírito e as reações da pessoa para a qual estou a falar.

Uma coisa é certa: a minha maneira de ver o mundo tem sofrido muitas alterações e, a cada dia que passa, a minha vontade de conhecer melhor o mundo aumenta. Todos os dia eu aprendo alguma coisa nova, deteto em qualquer coisa um detalhe que até então não tinha reparado ou acabo com alguma dúvida interior. O que eu sei é que ainda há muito para ver, ouvir, sentir, dizer, conhecer, saber; e quanto mais descubro mais tenho a sensação de que nada sei acerca da vida.



About the author

160